quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Que a virtude adorne teus pensamentos

    Estamos vivendo nos dias em que está acontecendo um julgamento histórico para o país, O julgamento do mensalão. São quarenta ladrões e  o tesouro público. Como nãos estamos em bagdá nem no conto de ali- bába e os  quarenta ladrões, sabemos que  esse julgamento vai ser uma marmelada que "não dá nada e se der dá pouco". Sim está frase oriunda dos palácios do planalto e hoje jargão à todo ato ilícito praticado no país, aplica-se muito bem a este julgamento.
   O que falta neste país é punição aos irresponsáveis, indisciplinados, egoístas ladrões, corruptos, sujos, depravados, enfim, como diz o hino do Rio grande do sul:
                                                                            "Mas não basta para ser livre, 
                                                                              ser forte, aguerrido e bravo
                                                                              Povo que não tem virtude
                                                                              acaba por ser escravo"
   Não se pode esperar justiça  neste país afinal esse povo está tão acostumada a ser roubado todos os dias nas pequenas coisas e nas grandes e não fazer ou exigir justiça alguma, como cordeirinhos vão ao matadouro, mudo sem abrir a boca. Vi esses tempos uma frase que pode ser bem aplicada a politica brasileira: " povo cordeiro, é governado por lobos devoradores"...
   Há tantos ensinamentos errados na  nossa cultura que a maioria das pessoas nem os percebem. Não percebem que elas mesmo são as próprias responsáveis pelos ocasionados a sociedade por meio da política.O povo não enxerga o mal  que a corrupção faz para nos e para as gerações vindouras.  O mal que a corrupção ocasiona a este país é imensurável, no entanto o povo não acordo.  
    Lembra-me a frase de rudholf von Jhiring "quem rasteja como verme não pode se queixar de ser pisoteado". Mas, o que se pode fazer se está educação que deveria vir primeiramente da familia, depois da escola, depois do governo, Não vem!?
 Família, o que é família nos dias atuais? Não entendo como em uma sociedade como a nossa, que se acha super evoluída, aceita pacificamente que homens façam filhos sem dar-lhes pelo menos alguma forma de sustento e educação.   Essas  mães são deixadas com o pesado fardo ( elas ou os avôs maternos) de criar sozinhas seus filhos sem preparação psico- emocional e sem dinheiro. É triste quando o judiciario  pergunta porque você estava traficando? E a resposta, é mais ou menos assim: "eu não tinha dinheiro para crechê, não tinha com quem deixar meus filhos, não conseguia arrumar emprego e  está foi a forma que achei para criar meus filhos e comer...
Nesta sociedade, permite-se a melhora genética de animais por meio de inseminação artificial no campo.  Mas, não é permitido, e nem mesmo dado uma palestra conscientizadora a pessoas que não querem trazer filhos a este mundo mas o fazem. Nos grandes centros urbanos casais bem casados, oriundos de famílias sobre o alicerce de pai mãe avô, e avó amorosos e prestativos, não querem e geralmente não passam de dois filhos por casal. Nos mesmos centros tem-se também pessoas que não querem ter filhos, mas que os tem por mero descuido na hora do prazer, (viciadas em crack por exemplo ), essas pessoas acabam por gerando de forma indesejada, 1, 2,3,4,5... filhos sem vontade ou consciência de criá-los. Essas crianças ficam então pela boa sorte de serem aceitas pelos, avôs, parentes, vizinhos, ou orfanato. O fato é que muitas acabam sofrendo serias consequências do abandono e repercutem isso na sociedade em que vivem...
 Não seria mais sábio cuidar melhor da nossa espécie, do que a dos animais?
Recentemente foi julgado um caso em que uma jovem sentia-a se lesado pelo abandono material e emocional do pai. Eu achei correto a penalidade imposta pelo judiciario ao pai e sobretudo lembra da frase que a ministra usou para fundamentar seu parecer:
    " Amar é faculdade, cuidar é dever." Min. Nancy Andrigh
Em suma, creio que o Estado deveria no mínimo regular uma forma de punição mais severa a homens irresponsáveis que simplesmente fazem filhos e os abandonam sem responsabilidade nenhuma. Antigamente a sociedade repudiava tal ação de forma que não precisava da intervenção do Estado nessa relação, pois dizia se: "- foi homen para fazer, agora vai criar!", "- engravidou minha filha, agora vai casar vagabundo!"
Hoje ainda há resquícios de pessoas assim mas são poucos, Portanto, Estado mova-te!


Nenhum comentário:

Postar um comentário