Hoje, na Voz do Brasil, foi noticiado que "oito em cada dez brasileiros temem ser vítima de tortura em caso detenção policial" segundo pesquisa realizada pela ONG Anistia Internacional. Mais uma vez, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking em que o povo teme sua polícia.
Do outro lado,veteranos da Segurança Pública queixam-se que o povo não ama a sua polícia como deveria, que a policia não é valorizada no Brasil, dizem não saber a razão disso e que o povo deveria valorizar e respeitar mais sua polícia. Porém, se a conversa prosseguir de maneira informal logo, como diz Jesus: "a boca fala do que o coração está cheio", escapará um caso conhecido em que um policial, ou o próprio, agiu de maneira ilegal.
O povo deseja uma policia igual a canadense e os policias desejam ser tratados iguais aos policias do Canada. Por que isso não acontece?
A verdade é que o veneno da ditadura permaneceu por muitos anos na segurança pública que seguiu tratando todos os cidadães, especialmente os mais pobres, como se bandidos fossem, dividindo a aplicação da lei à semelhança de Getulio Vargas: " Para os ricos tudo. para os pobres o rigor [além] da Lei".
Felizmente isso está mudando. A criação das guardas municipais foi um grande avanço nessa área, pois aproximou mais a população da polícia já que a maioria dos guardas são de sua própria região natal.
O Brasil precisa cada vez mais aproximar a polícia do povo. O policial deve lembrar-se, que antes de ser um policial, ele também é um cidadão e assim, aplicar a Lei contendo os mesmos Direitos e Deveres que ele gostaria que fossem aplicados para ele ou para seus filhos, mesmo quando ninguém está vendo. Já o cidadão precisa compreender que a segurança pública é dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de TODOS, a omissão, a apatia, o silêncio dos bons retardam o feliz dia em que nossa nação verdadeiramente se tornará uma nação livre JUSTA, e soberana, com grades não nas casas mas nos presídios.
Quanto ao Canada, vale lembrar que a polícia nem sempre foi amada por lá e que mudanças, ocorridas há vinte anos atrás, possibilitaram os bons resultados de hoje. Dentre as mudanças a principal delas foi a de uma polícia mais "cristã" onde o policial não só combate o crime tem diversos atos de cidadania como função típica a ser desenvolvida. ( veja vídeo)
Eis aqui o link do Artigo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário