quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mais uma vez o Brasil é ranking na Anistia Internacional

Hoje, na Voz do Brasil, foi noticiado que "oito em cada dez brasileiros temem ser vítima de tortura em caso detenção policial" segundo pesquisa realizada pela ONG Anistia Internacional. Mais uma vez, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking em que o povo teme sua polícia.
Do outro lado,veteranos da Segurança Pública queixam-se que o povo não ama a sua polícia como deveria, que a policia não é valorizada no Brasil, dizem não saber a razão disso e que o povo deveria valorizar e respeitar mais sua polícia. Porém, se a conversa prosseguir de maneira informal logo, como diz Jesus: "a boca fala do que o coração está cheio", escapará um caso conhecido em que um policial, ou o próprio, agiu de maneira ilegal.
O povo deseja uma policia igual a canadense e os policias desejam ser tratados iguais aos policias do Canada. Por que isso não acontece?

A verdade é que o veneno da ditadura permaneceu por muitos anos na segurança pública que seguiu tratando todos os cidadães, especialmente os mais pobres, como se bandidos fossem, dividindo a aplicação da lei à semelhança de Getulio Vargas: " Para os ricos tudo. para os pobres o rigor [além] da Lei". 
Felizmente isso está mudando. A criação das guardas municipais foi um grande avanço nessa área, pois aproximou mais a população da polícia já que a maioria dos guardas são de sua própria região natal.
O Brasil precisa cada vez mais aproximar a polícia do povo.  O policial deve lembrar-se, que antes de ser um policial, ele também é um cidadão e assim, aplicar a Lei contendo os mesmos Direitos e Deveres que ele gostaria que fossem aplicados para ele ou para seus filhos, mesmo quando ninguém está vendo. Já o cidadão precisa compreender que a segurança pública é dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de TODOS, a omissão, a apatia, o silêncio dos bons retardam o feliz dia em que nossa nação verdadeiramente se tornará uma nação livre JUSTA, e soberana, com grades não nas casas mas nos presídios.

Quanto ao Canada, vale lembrar que a polícia nem sempre foi amada por lá e que mudanças, ocorridas há vinte anos atrás, possibilitaram os bons resultados de hoje. Dentre as mudanças a principal delas foi a de uma polícia mais "cristã" onde o policial não só combate o crime tem diversos atos de cidadania como função típica a ser desenvolvida. ( veja vídeo)

Eis aqui o link do Artigo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário