domingo, 6 de julho de 2014

O sucesso do capitalismo neste mundo só prova que o homem, em sua natureza, é um ser diabólico, corrupto, miserável, medíocre, egoísta. Um gênio do mal disposto a tudo, até  matar e "se matar", na corrida ( rat race) pelo ouro de tolo, que é a única coisa que seus leigos olhos conseguem enxergar.

O "elevado e culto" capitalista moderno, príncipe segundo Fernando Pessoa no poema em linha reta, achincalha Marx (e Engels) sem nem sequer olhar a capa de seus livros. Sua principal arma é a manipulação das massas. Sadicamente irônico é a sua tática. Não me entristece ver homens assim defender o capitalismo pois pela sua miséria de alma já se espera isso deles. O que me entristece e ver as massas manipiladas, pobres diabos escravizados até mentalmente, defendendo seus ideais. Ele conseguiu transformar os miseráveis que sustentam a pirâmide em uma turba ensandecida que o protege.  Essa turba é a mesma que crítica o bolsa família, programa reconhecido nos países mais desenvolvidos ( ou seja, os mais capitalistas!) como um grande passo para reduzir a imensa desigualdade social deste país. Vale relembrar que a America Latina tem a maior desigualdade social do mundo, é um continente de muitas riquezas que são mal distribuídas.
O socialismo não é mal, mas o homem natural é. E é tão mal e astuto que joga toda a culpa da imperfeição prática do comunismo no socialismo, em outras palavras, se ele estivesse em outro planeta daria um prêmio a Marx e Engel por humanização.
.

Proteger o capitalismo pela liberdade e fartura que temos hoje e condenar as ideias de Marx e Engels como se fossem homens maus e opressores, é uma incoerência sem tamanho, o mesmo que dar um tiro de canhão na própria cara.
É verdade sim que hoje temos liberdade e conforto nunca antes vista na história do mundo. Mas isso a própria história prova que não são méritos do capitalismo. Mas mérito das lutas de classes. E, quando a história fala classes, ele abrange todas as classes, desde a dos vitoriosos e ricos capitalistas defendendo seus próprios interesses, até a classe dos mais humildes operários na luta por melhores condições de trabalho.(claro que esses tiveram que ter uma força de capitalistas que viraram  a casaca, como Engels, neto de um grande empresario capitalista). Para apaziguar esses lutas, os ricos capitalistas foram obrigados a ceder direitos ao trabalhadores que hoje nos usufruímos. Mas isso só foi possível por que surgiu o socialismo de Marx e engel ganhando força e pondo em risco os super lucros dos capitalistas.
Prova disso são a Rerum Novarum, a OIT, e as palavras de Getulio Vargas ao sair da reunião com empresários logo após ter cedido um porção de direitos trabalhistas, quando a ameaça de Carlos Prestes é o comunismo assolavam o Brasil na década de 50:
"-Esses capitalistas burros não sabem que eu na verdade estou tentando protegê-los!" [O sentido é verídico, mas as palavras não são literais, pois as tenho somente de memória de velhos estudos]

Portanto, se você defende o capitalismo moderno, a menos que você seja um Eike Batista, você deve se lembrar também, que graças ao surgimento do socialismo e do comunismo é que você tem regalias como operário no capitalismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário