sexta-feira, 20 de maio de 2016

Educação um Dever de Todos







BOM DIA! Meus irmãos!

Só a União salva esta nação! Não é a união que faz açúcar, nem a União que tá nas mãos de Temer, Mas é a união do Salmista que alegremente canta: 
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Salmos 133:1-3
Nestes palavras acima, acabei de dizer minha opinião sobre de quem, afinal, é o dever de educar.  É da velha e conhecida tríade: PÁTRIA-FAMÍLIA-RELIGIÃO.

Existe uma frase que navega livremente na internet e na boca de muitas pessoas que diz que Professor educa e familia ensina, ora não é bem assim, porque o poder público a muito tempo ja se meteu na familia. Pondere os argumentos a seguir:

Educar vem do latim educare, por sua vez ligado a ducere - verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar) - que significa, literalmente, "conduzir para fora", ou seja, preparar o indivíduo para o mundo². 
Se as famílias, educassem seus filhos só para as famílias, seria obrigação só das famílias, mas o fato é que elas educam seus filhos para o mundo. Isso quando educam. 
Lembre-se que tem gente que nem família tem, tipo pai faz sem querer e não assume, mãe não quer, etc. 
Também existem famílias com valores deturpados ou, educadamente falando, famílias com valores em conflito com as leis e os valores da sociedade atual.  Um exemplo, fictício, Porém claro disso é a família "Os Metralhas" do desenho do tio patinhas.
 Outra razão é que a Constituição em seu Art. 205, diz que a educação é  direito de todos, DEVER do Estado e da Família, visando o PLENO desenvolvimento da pessoa humana e seu preparo para o exercício da CIDADANIA e do trabalho. 
Repare que o artigo 205 da CF diz "educação" e não "ensino" como alguns falsamente pregam.

A lei 9.394 chamada de LDBEN³, usa claramente, várias vezes a palavra educação dizendo que ela é dever da Família e do Estado.  Por exemplo, no art 22, refere-se que suas finalidades são: 

"desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores."

Se, família  e o Estado estiverem alinhados para educar (unidos), um bom resultado surgirá naturalmente. Se, a família falhar, só que tem poder de solucionar é o Estado e seus representantes que obviamente inclui o professor, mas não somente ele. 
Se o Estado falhar e a família falharem acontece isso que vivemos atualmente: altas taxas de criminalidade, corrupção, desonestidade.

É fácil levantar um cartaz dizendo que os professores são os responsáveis pela criação de médicos, engenheiros, arquitetos, pois afinal, elogios são sempre bem aceitos. Já criticá-los é muito difícil  veja por exemplo o pau que Serra tomou ao falar algumas verdades aos professores em São Paulo¹.
 A mentira de que só quem tem o dever de educar é a família, isenta a responsabilidade de um Estado corrupto e tremendamente pesado em tributos e, consequentemente, a de professores estatutários e preguiçosos
A despeito disso, sei que existem e admiro muitos nobres professores que vão além do que lhes pedem para formar uma sociedade mais livre, justa e fraterna. Conheci uma pessoa assim, que especialmente me marcou dando aulas voluntárias. Que bela personalidade, digna de Deuses! No entanto, como sempre estudei em escolas publicas de bairros pobres, também conheci professores estatutários que só enchiam linguiça e esperavam o próximo feriado de quinta-feira...
Sabe-se também que o Estado através do ECA  intrometeu-se demasiadamente na educação familiar. A lei em si é boa, mas interpretações exageradas de torpes Garantistas, e até da Xuxa, fazem do Eca um empecilho para a família educar. Em que pese as recentes mudanças decorrentes do fator PT no governo, datadas de 2007, em que só se pregam direitos das Crianças e Adolescentes, mas que todavia  esquecem que as mesmas também tem deveres. Precisamos urgentes de mudanças culturais que assim como o sinto de segurança e lei Seca, podem  contribuir para uma pais mais justo e feliz.
 E last but not least, vós exorto a pesquisarem educação no mundo, especialmente a educação no Japão (tem no youtube ex-alunos compartilhando suas experiências). Lá no Japão, se a família falha em criar um cidadão de boa índole, o Estado (governo) não falha, pois ele dá especial atenção ao ensino básico, "shogakko",  e aos presidiários. 

FAMÍLIA:
"Faça isso ai, se não te arrebento a pau!" ( Minha mãe).

RELIGIÃO:
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

PÁTRIA
Eduquem as crianças e não será necessário castigar os adultos" (Pitágoras, educação secular)



Nenhum comentário:

Postar um comentário