sábado, 29 de junho de 2013

Introdução
Dizem que um gesto vale mais que mil palavras, então quanto vale um vídeo mostrando um gesto valoroso? Também mais que mil palavras.
Não, eu juro que  não queria fazer deste espaço um lugar cheio de links para o you tube mas, existem gestos que sou obrigado compartilhar com vídeo, trazendo toda a vivacidade que minhas singelas palavras jamais expressariam. 
O vídeo que postarei a seguir mostra a coragem de um cidadão em manifestação contra a corrupção no pais, tornando se capa de materia no New york (aqui)  Este é um herói de verdade, um juiz aposentado, que valeu  cada centavo pago do nosso dinheiro público. Um homem de  coragem, como poucos por ai, capaz de arriscar a própria vida pelo bem estar geral. Ele estava de forma pacifica com a familia dele no protesto porém a truculência da policia feriu seus familiares trazendo-lhe uma justa ira. 
Note que ele é aposentado (com uma ótima aposentadoria - juiz federal (  de R$ 20.000 para mais) e não teve medo  de partir da mamata que tem nesta vida com os riscos que ele correu, portanto ele é realmente digno desta honrosa frase:
Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte, Terra adorada!
 Tradução:
Mas, se ergues a clava forte (arma pesada) da justiça,
Verás que um filho teu não foge à luta,
(verás que) quem te adora, não teme a própria morte, Terra adorada!

Veja o vídeo:





Tema principal:
São pessoas assim que devemos admirar, pessoas com coragem, e a coragem,  muda o mundo para melhor. 
Você já parou para pensar se Dom Pedro I não tivesse a coragem de bradar independência ou morte? 
E se, Tiradentes fosse um medroso com medo de lutar pelo seu sonho de república? Se, Abraham Lincol, não fosse adiante com a guerra civil americana pela liberdade dos escravos, ou Martin luther king não levantasse a voz em defesa dos oprimidos?
E se, João Huss não tivesse fé para seguir contra a ultrajante igreja cátolica, dando início aos movimentos de liberdade que esses mártires dá fé foram precursores? 
Eu poderia até citar o Lula do sindicato metalúrgico que fora preso por um nobre ideal,  não o lula avarento desses dias.
E se, ...
... Enfim, posso aqui seguir com mil palavras sobre heróis de verdade conhecidos e desconhecidos mas, acho que isso não ajudaria muito. Devo trocar de assunto.
Por que por esses dias creio ser melhor falar um pouco sobre os medos, temores e fobias que para mim, dá para resumir em uma palavra só: MEDO.
Está terrível palavra é responsável por mais mortes, e sofrimento do que podemos imaginar, o medo mata sonhos e esperança, é fermento que faz com que cresça a injustiça, faz suas vítimas viver uma vida medíocre,  abaixo do patamar que poderia viver. É também uma ferramente de manipulação das massas. ( se tiver interesse, vídeo aqui)
O medo dos cassetetes da ditadura aliado com a ignorância, fez com que um povo inteiro tomasse do cálice que Chico Buarque poetisa em sua música (ouça aqui), por longos 20 anos! O medo faz com que enterremos nossos talentos. (Veja Mt. 25: 14-30) 
Fui vítima deste terrível monstro ao longo de toda a minha vida agora porém, já  o percebi e, não pretendo ir a minha sepultura, de braços dados, com este silencioso e terrível monstrom da sociedade.
Eu não sou a única vítima deste monstro vejo hoje em dia muitos 'deserois', covardes, apáticos, que nem percebem sua presença em suas vidas.
Há também os que amam o conforto, o dinheiro e os deleites desses dias e,  em consequência disso, vivem com medo. Essas pessoas geralmente idolatram o dinheiro tal como como se fosse  um deus. e sendo o dinheiro seu deus, temem a morte. Elas  não têm uma esperança em Deus na morte, pois por causa de seu deus terreno, o dinheiro, estão em dívida com o verdadeiro Deus e isso lhes causa medo.
É fácil  notar o medo trabalhando basta, passar a observar seu comportamento e o comportamento das pessoas no dia a dia, verá o medo surgir como um ladrão que faz pequenos furtos às escondidas, pequenos furtos diários, até roubar uma nação inteira. Ele aparece furtando ações simples de cada um de nós, incentivando a nossa omissão em coisas simples, que obviamente, faria um bem para todos como por exemplo, falar a verdade, ser testemunha judiciária para condenar um criminoso, queixar-se com o mal-educado que fura fila, participar de um protesto legítimo e pacífico contra a corrupção, etc. 
Permita-me antes de terminar citar só duas belas é adoráveis poesias:
 " Para que o mal triunfe, basta que os homens de bem não façam nada!"  (frase muito dita sobre a segunda Guerra Mundial)




Saiba mais sobre silvio Mota:
http://www.istoe.com.br/reportagens/226777_PASSADO+CONTESTADO
http://www.nytimes.com/2013/06/28/world/americas/public-rage-catching-up-with-brazils-congress.html?pagewanted=all&_r=0



Nenhum comentário:

Postar um comentário