quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pepe mujica, um esquerdista de verdade

Conhecido por sua simplicidade, o presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica deve concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. A ONG holandesa Drugs Peace Institute lançou no final de maio uma campanha para acompanhar a indicação do líder uruguaio por sua iniciativa de outorgar ao Estado o controle da produção, distribuição e comercialização de maconha para lutar contra o tráfico de drogas. “Mujica é o primeiro presidente que propôs acabar com essa guerra que não serve a ninguém, só aos interesses obscuros”, explicou o presidente da ONG, Frans Bronkhorst.
Aos 77 anos, o presidente do Uruguai vive em uma pequena chácara nos arredores de Montevidéu com a esposa, onde cultiva flores e hortaliças que vende nos mercados locais. Do seu salário de US$ 12,5 mil mensais, doa 90% para a construção de casas populares. Em entrevista à TVE, televisão pública da Espanha, na última sexta-feira (31), Mujica comentou a possível indicação.

“Estão loucos. Que prêmio da paz, nem prêmio de nada. Se me derem um prêmio desses seria uma honra para os humildes do Uruguai para conseguirem uns pesos a mais para fazer casinhas... No Uruguai temos muitas mulheres sozinhas com 4, 5 filhos porque os homens as abandonaram e lutamos para que possam ter um teto digno... Bom, para isso teria sentido. Mas a paz se leva dentro, e o prêmio eu já tenho. O prêmio está nas ruas do meu país. No abraço dos meus companheiros, nas casas humildes, nos bares, nas pessoas comuns. No meu país eu caminho pela rua e vou comer em qualquer bar sem essa parafernália de gente de Estado.”

Leia mais sobre o presidente uruguaio aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário