terça-feira, 25 de junho de 2013

QUEM ESTÁ NA LIDERANÇA DOS PROTESTOS? QUEM SÃO ANONYMOUS?


 Em nossa pátria amada, está ocorrendo manifestações.  Estas manifestações tiveram como fogo inicial,  a redução de 20 centavos na tarifa  de transporte público, porém os 20 centavos foram atingidos e os iniciantes dos protestos, movimento MPL (movimento passe livre),  se retiraram, prova que de fato, não são os líderes como erroneamente querem atribuir. Diante disso, surge duas questões.
Primeira:
QUEM ESTÁ NA LIDERANÇA? 
As manifestações ocorridas no geral sem líder e apartidária, assustou os políticos  que além de criarem olheiras, saíram a 'caça' de líderes do movimento para '$negociar$" da forma como eles estão acostumados (veja um exemplo aqui).
Não acharam um líder. O que acharam, foi um povo com diferentes pedidos, em processo de união,  unindo-se cada vez mais para combater um inimigo em comum: A corrupção política brasileira.
Porém, no meio dessa busca surgiu  o nome  de uma "organização" que evidentemente destacou-se,  como uma  forte presença entre os manifestantes em todo o Brasil, ANONYMOUS. Anonymous negou ser a liderança das manifestações porém era notório a forte presença deles entre os manifestantes, já a conter pelo uso de seu principal simbolo, a máscara de Guy Fawkes ( usada no filme V de vingança).  Além disso, seu site teve um enorme acesso durante o auge da manifestações e acabou sendo retirado do ar por um tempo.
Por isso, fiz me a mesma pergunta que muitos brasileiros devem ter se questionado nesses dias.
Segunda questão:
QUEM SÃO ANONYMOUS? 
Algumas informações importantes a respeito da organização anonymous não devem passar despercebidas. Eles dizem não ser uma organização, não ter liderança pois repudiam tal ideia, eis aqui a razão lógica porque não tem interesse em ser à organização  líderança dos protestos. 
Anonymous não é uma "organização" brasileira, é uma organização internacional  envolvida em muitos protestos mundiais em prol dos seus ideais (veja os videos para saber quais são). Sua principal ferramenta de trabalho é a internet e são muito hábeis em usá-la, existindo entre os membros hackers, que funcionam como que uma infantaria em um exercito (veja aqui um exemplo), fazendo o primeiro ataque. 
Achei muito interessante está organização pois, nós primeiros vídeos  que vi deles, que foi resposta a Arnaldo Jabor e resposta a Pres. Dilma sobre o primeiro pronunciamento, logo percebi pelos pequenos detalhes que não se trata de um grupo qualquer, mas de um grupo poderoso e com forte ideologia. Um grupo deste, é capaz de abalar qualquer sistema, principalmente um corrupto e cheio de máculas como o nosso. 
Enfim, esse grupo está saindo do anonimato, do desconhecido, do mundo irreal da internet, para fazer parte dos acontecimentos da vida real fazendo acontecer mudanças e isto, caro leitor,  está causando espanto, tristeza, alegria, mudanças na atribulada tribo dos homens. Seu principal objetivo é no mínimo interessante e seu lema e forte e impactante:
"Não possuímos líderes, apenas uma orientação.
Não temos alvos, apenas resultados.
Vocês não podem nos parar, porque somos uma ideia.
Nós não podemos ser eliminados porque somos invisíveis.
Se você tentar zombar de nós, zombaremos de nós mesmos.
Se você tentar nos difamar, aceitaremos a difamação.
Nós somos os bobos da corte do rei com adagas nas mãos.
Nós somos os ursos que dançam enquanto despedação a multidão que ri.
Nós somos anonymous.
Nós somos Legião.
Nós não esquecemos.
Nós não perdoamos." (extraído do vídeo do you tube, anonymous -junte-se a nós)
 Parece uma ONG com ideias mais nobres do que o greem Peace a priori. Porém, a única coisa que me intrigou é pela fato de serem anônimos ou seja, sem identificação pessoal,  fato que trás um pouco de receio, com respaldo na constituição como segue:
"É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato." Art. 5º, IV, Constituição Federal
E também pelas lições do livro de Mórmon a respeito do perigo das sociedades secretas para a própria sociedade tal qual foi o grupo de Gadiânton para os nefitas ( mais detalhes, aqui). 
Não estou condenando a "organização anonymous" como maléfica, na verdade a considero é benéfica para a sociedade, estou apenas em um processo de criação de  opinião a respeito da mesma, posto que muito me interessei por seus conceitos, e nada melhor do que uma boa analise crítica, que aliás, é um credo da mesma também.
Bem, não tenho tempo de acabar esse artigo, mas até aqui fiz o que pretendia, que era apresentar a 'ideia' anonymous para quem não a conhece ainda e  por em dúvida a mesma para que ninguém a abraça como louco por minha causa. 

Obs.: Se ainda não assistiu, veja o filme V de vingança assista.
Veja dois vídeos dos anonymous, sobre a mesma:

qual o plano deles:

Se você assistiu aos vídeos, volte a  refletir sobre a primeira pergunta e faça um comparativo entre o que está acontecendo (os protestos) e os ideais anonymous.


Nenhum comentário:

Postar um comentário